seja bem vindo

sejam bem vindos:

é um prazer para nós , podermos dividir nossas experiências no cultivo de orquideas , esperamos que possam ser úteis nossas anotações. e que todos aqueles que estiverem iniciando no cultivo dessas plantas tão maravilhosas, possam encontrar aqui algum auxilio.

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

brotos e botões

brotos e botões :










uma das minhas favoritas

catleya walkeriana













bifrenaria














catleya leopoldi










esta planta foi derrubada pelos gatos e um dos nosso cachorros pegou e mastigou a planta.

depois de oito mêses ela começou a brotar novamente,,, nem acreditei.













esta planta nós compramos com flores em novembro, as flores cairam e agora em agosto esta com dois botões pra abrir.






















embora seja a primeira floração desta planta aqui em casa , e não tenha dado grande quantidade de flores, a coloração e o brilho da planta e dos botões mostram que ela esta muito bem









é a primeira planta que florece sob os nossos cuidados, aumentando mais ainda a espectativa

dia 30/08/2010 ás 12:oo hs
começando a abrir















dia 31/08/2010 ás 07:00 hs
abrindo mais













dia 31/08/2010 ás 12:00hs
e mais















dia 01/09 ás 19:00
























brotos








esta planta eu peguei dois bulbos que haviam caido de outra planta, e fiquei oito mêses, na esperança que ela conseguisse recuperar-se, quando eu vi um broto nascendo , não acreditei,, depois de tanto tempo ,, ela resistiu .







pelo que pude observar neste pouco tempo que cultivo orquideas , as vezes dá certo com algumas espécies, coloca-las na rua . amarra-las em alguma arvore, em um lugar onde pegue pouco sol, e tenha bastante umidade, é uma boa opção para quem quer tentar dar uma recuperada na sua planta.






é claro que algumas espécies , vão se adaptar mais rápido doque outras, algumas nem se adaptarão tão bem assim.. dai vai muito da sua percepção , e observar o comportamento de sua planta .
desenvolvimento de raizes,, bulbos, spatas. são um ótimo sinal de que tudo vai indo bem.







esta planta quebrou um galho , dai colocamos o galho quebrado amarrado numa arvore, e depois de cinco mesês, ai está o broto.









a haste na foto abaixo foi colocada na água , e após uns seis mêses nasceu este broto
































A foto acima ,é um pedaço de uma planta onde eu havia retirado uma parte que estava quebrada e acabou restando apenas estas duas folhas. acabei jogando fora, pois estavam muito amareladas .
Foi ai que me veio a idéia de colocar na rua , e acabei amarrando numa árvore perto do orquidário, depois de uns três mêses , começou a crescer este broto que aparece ai no meio das duas folhas.

o mais interessante é que eu percebi que as folha tambem tiveram uma ligeira melhora.

o broto então nem se fala, eu mesmo , não esperava que fosse nascer alguma coisa ali, agora quando vejo o tamanho que já esta a folha, sei que não devo colocar nem um pedaço de planta fora, as vezes por mais seco e morto que pareça, pode nascer um broto, e até vir a se tornar uma bela planta denovo.





a foto ao lado , mostra uma traseira de uma planta que já tinha sido dada como morta,, dai colocamos num vaso, adubamos, e esperamos. ai esta,, um broto muito lindo







acho que uma grande dica, é não mexer na planta , deixe ela ali quietinha no canto dela. regue, adube, mas não perturbe. quanto mais carinho e sossego , mais ela vai crescer linda e forte.










Esta foto , mostra um teste que eu fiz. esta planta estava no tronco , peguei ela e cortei bem ao meio , da para perceber bem no centro da foto , dividi a planta em duas , sem tirar do tronco, coloquei canela em pó no corte , para não ter perigo de pegar algum fungo ou alguma doença.

E ai está o resultado, olhando bem a foto, ao lado direito do corte, dá para ver o broto nascendo, isso demorou uns dois mêses depois que eu fiz o corte. agora crescerá duas frentes na planta, e daqui a alguns mêses, poderei dividir o tronco e ter duas plantas iguais.











na foto ao lado mostra o crescimento de dois brotos na mesma planta, mostrando que a planta se adaptou muito bem ao lugar onde foi colocada.

























esta phalaenopsis esta com flor á uns dois mêses e agora começou a colocar mais botões para florir.

















2 comentários:

  1. troquei o substrato da minha orquidea sharry babi, ma ela não se desemvolve e nem solta brotos o que fazer

    ResponderExcluir
  2. Minha orquídea está muito bonita e verde, essa orquídea. É tradicional não sei o nome dela, mas nunca floresceu já faz 5 anos que tenho ela sai a aster nova vem como se fosse sair a flor mas fica só naquela, depois de meses seca e como se fosse uma folhinha pode me ajudar?

    ResponderExcluir